Se você tiver a infelicidade de ter sua mala extraviada, aqui estão algumas etapas que você pode seguir:
- Informe imediatamente a companhia aérea: Dirija-se ao balcão da companhia aérea assim que perceber que sua mala não chegou com você. Informe-os sobre o seu problema e peça informações sobre o que fazer a seguir.
- Registre a reclamação: A companhia aérea provavelmente pedirá que você preencha um formulário de reclamação de bagagem extraviada. Certifique-se de fornecer todas as informações necessárias e um endereço de contato atualizado.
- Obtenha um número de referência: Certifique-se de obter um número de referência do seu registro de reclamação. Isso será útil para acompanhar o status da sua reclamação posteriormente.
- Verifique se você tem direito a uma compensação: Dependendo das leis locais e das políticas da companhia aérea, você pode ter direito a uma compensação financeira pelo atraso na entrega da sua bagagem. Certifique-se de saber seus direitos.
- Mantenha todos os recibos: Se você precisar comprar itens de emergência, como roupas e produtos de higiene pessoal, mantenha os recibos. Você pode precisar apresentá-los à companhia aérea para reembolso.
- Acompanhe o status da sua reclamação: Entre em contato com a companhia aérea regularmente para obter atualizações sobre o status da sua reclamação.
- Entre em contato com a autoridade reguladora: Se você não receber uma resposta satisfatória da companhia aérea, pode entrar em contato com a autoridade reguladora responsável pela aviação em seu país para obter assistência adicional.
Lembre-se de manter a calma e ser educado com os representantes da companhia aérea, pois eles estão lá para ajudar. O processo de localização de uma bagagem extraviada pode levar algum tempo, mas, em muitos casos, a bagagem é encontrada e devolvida ao proprietário.