Deepfake é uma técnica de inteligência artificial que permite a criação de conteúdos audiovisuais falsos, muitas vezes extremamente convincentes e realistas, que podem ser usados para enganar as pessoas ou disseminar desinformação.
A palavra “deepfake” vem da combinação das palavras “deep learning” (aprendizagem profunda) e “fake” (falso). A técnica envolve o uso de algoritmos de aprendizagem de máquina para criar vídeos manipulados que parecem autênticos.
Essa técnica pode ser usada de várias maneiras, algumas delas maliciosas, como por exemplo, para difamar políticos ou celebridades, espalhar boatos ou informações falsas, ou mesmo para criar pornografia falsa. Os deepfakes também podem ser usados para gerar imagens e vídeos de treinamento de inteligência artificial, como em jogos de computador ou animações.
Os deepfakes são um desafio crescente para a sociedade e a segurança digital, uma vez que podem ser usados para manipular informações e influenciar a opinião pública. Por essa razão, as empresas de tecnologia, governos e organizações civis têm trabalhado em soluções para identificar e combater deepfakes, como ferramentas de detecção e técnicas de verificação de autenticidade.





