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Caixa pode pedir comprovante de deficiência para atendimento prioritário, decide TRF4

Direito em Palavras Simples Publicado por Direito em Palavras Simples
15 de abril de 2024
em Destaque, Federal, Notícias, Santa Catarina
128 6
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Foto: Divulgação / TRF da 4ª Região.

Foto: Divulgação / TRF da 4ª Região.

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A 6ª Vara da Justiça Federal em Florianópolis decidiu que a Caixa Econômica Federal (CEF) não terá que pagar indenização a uma cliente que solicitou atendimento prioritário por deficiência auditiva e foi solicitado a comprovar sua condição. O juiz Marcelo Krás Borges considerou que, de acordo com a legislação, a verificação é permitida, pois nem todas as deficiências são visíveis de imediato.

O caso ocorreu quando a cliente foi à agência da CEF em Canoinhas para abrir uma conta salário em agosto de 2023. Ao solicitar atendimento prioritário, a atendente pediu a comprovação da necessidade. A cliente não tinha o documento naquele momento, retornou no dia seguinte com sua carteira especial de bilhete único, mas teria recebido uma senha normal.

Após registrar um boletim de ocorrência e reclamar à ouvidoria do banco, a cliente entrou com uma ação na Justiça, requerendo indenização por danos morais. No entanto, o juiz considerou que a solicitação de comprovante é legal, especialmente em casos de deficiências ocultas, como a auditiva, que não são aparentes e requerem documentação.

Apesar do pedido de desculpas da Caixa e do atendimento personalizado prestado, o juiz destacou que isso não implica em culpa da instituição. Segundo ele, trata-se apenas de um compromisso de oferecer o melhor atendimento possível. O caso ainda cabe recurso.

Tags: Atendimento prioritárioCaixaComprovante de deficiência

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