O BPC (Benefício de Prestação Continuada) está iniciando novos pagamentos a partir de hoje (1). O benefício é destinado a milhões de pessoas e será limitado a 1 salário mínimo. O BPC não é um benefício previdenciário e não exige contribuição para recebê-lo, sendo uma responsabilidade do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que repassa o salário mensalmente aos beneficiários.
O calendário de pagamentos do BPC começou a partir do dia 25 de julho para aqueles que têm direito a receber até um salário mínimo e cujo benefício tem sequência numérica final 1 ao 5. Esses são os primeiros contemplados pela transferência dos seus rendimentos todos os meses.
A partir de hoje (1), é a vez dos demais beneficiários, ou seja, aqueles cujo rendimento é maior que o piso ou que têm número de benefício com final do 6 ao 0, começarem a receber o pagamento. No caso do BPC, o valor depositado é de até 1 salário mínimo, o que equivale a R$ 1.320, e será depositado na conta bancária informada quando o benefício foi aprovado. Além disso, o titular receberá um cartão magnético em seu nome que poderá ser usado para saque.
O calendário de pagamentos do BPC ativo ainda é referente ao mês de julho, e o cronograma de agosto começará a partir do dia 25, estendendo-se até os primeiros cinco dias úteis de setembro.
O BPC é destinado a idosos com mais de 65 anos e a pessoas com deficiência incapazes de atuar no mercado de trabalho. Para receber o benefício, é necessário ter renda familiar limitada a 1/4 do salário mínimo por pessoa e estar inscrito no Cadastro Único.
Para receber o benefício, os solicitantes devem fazer o pedido ao INSS, que realizará a perícia médica e a perícia social para avaliar a elegibilidade. O pagamento dos beneficiários seguirá a ordem conforme o número de inscrição final, como detalhado abaixo:
- Número de inscrição com final 1 – 25 de julho;
- Número de inscrição com final 2 – 26 de julho;
- Número de inscrição com final 3 – 27 de julho;
- Número de inscrição com final 4 – 28 de julho;
- Número de inscrição com final 5 – 31 de julho;
- Número de inscrição com final 6 – 01 de agosto;
- Número de inscrição com final 7 – 02 de agosto;
- Número de inscrição com final 8 – 03 de agosto;
- Número de inscrição com final 9 – 04 de agosto;
- Número de inscrição com final 0 – 07 de agosto.
Assim, o cronograma estabelecido pelo INSS permitirá que os beneficiários recebam seus pagamentos de acordo com o final do número de inscrição, garantindo maior organização e eficiência no processo de pagamento do BPC.