A Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) é uma organização que tem como objetivo desenvolver atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, visando à geração de conhecimento e ao desenvolvimento de novas tecnologias que possam ser aplicadas na solução de problemas ou na criação de novos produtos e processos.
As ICTs podem ser universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos, incubadoras de empresas, parques tecnológicos, entre outras instituições. O importante é que sejam organizações que tenham como foco a pesquisa científica e a inovação, e que possuam infraestrutura e recursos humanos qualificados para desenvolver projetos de pesquisa e inovação.
No Brasil, as ICTs têm um papel importante no fomento à inovação e no desenvolvimento científico e tecnológico do país. Elas podem atuar em parceria com empresas, governos e outras instituições, oferecendo serviços de consultoria, realizando pesquisas em conjunto e até mesmo transferindo tecnologia para empresas.
Para incentivar a criação e o fortalecimento das ICTs, o governo brasileiro criou a Lei de Inovação, que estabelece normas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no país, e prevê a criação de políticas públicas de apoio às ICTs.





